quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

NOTAS SOBRE A REUNIÃO DO DIA 23/02/2021 (TRATANDO DAS AULAS PRESENCIAIS EM ALTO DO RODRIGUES)

• A reunião deveria ter sido com o Prefeito, a Secretária de Educação e o Secretário de Saúde, mas o Prefeito não se fez presente, justificando, através do Secretário de Administração, que estaria voltando de uma viagem que precisou fazer. Antes, a reunião já tinha sido combinada para outra data (11/02/2021), entretanto, não ocorreu, porque o Prefeito teria precisado participar de um encontro político em Natal.

• Havíamos solicitado a reunião através de ofício (02/02/2021), com a maior brevidade possível, pois a retomada das aulas presenciais aconteceu em meio a notícias de vários casos confirmados de covid-19 entre os servidores, no entanto, a Prefeitura impôs que aguardássemos, pelo menos, uma semana, o que acabou se estendendo por 21 dias.

• A reunião contou com a participação de membros da diretoria do sindicato, juntamente com professores da maioria das escolas (inclusive, privadas), no entanto, houve servidores que gostariam de participar e não o fizeram, por temer retaliações, situação totalmente incompatível com o conceito de gestão democrática na educação. A liberdade de participar de uma reunião sindical convocada através de ofício está sendo tolhida pela ameaça de aplicação de falta.

• O Secretário de Administração e a Secretária de Educação sustentaram, durante grande parte da reunião, a defesa de que não era necessário rever a situação das aulas presenciais, justificando que: o rendimento das aulas remotas vinha sendo muito baixo; os alunos estão mais felizes agora do que antes; estão mais seguros na escola do que fora dela; o município está cumprindo os protocolos de biossegurança; é preciso cumprir o total de dias letivos previstos na legislação.

• Em resposta a este posicionamento da gestão municipal, argumentamos que o planejamento da retomada das aulas presenciais aconteceu em outro cenário da pandemia, entre dezembro e janeiro, quando havia baixa nas ocorrências e internações por covid-19, situação que se inverteu no cenário atual, quando os leitos para pacientes acometidos pelo coronavírus já estão quase 100% ocupados em todo o estado do Rio Grande do Norte.

• Em resposta às proposições que fizemos ao longo da reunião, os representantes da gestão municipal prometeram que:

- Conforme declaração do Secretário de Saúde e da Secretária de Educação, será feito teste de covid-19 com todos os servidores da educação, no período de cerca de uma semana antes do início do ano letivo de 2021 (abril). A Secretária de Educação garantiu que o servidor só será chamado à atividade presencial após o resultado do teste. Conforme o Secretário de Administração, os alunos não deverão ser testados, pois a Prefeitura não tem recursos para aplicar testes com quase 3 mil alunos.

- Com aplicação prevista a partir da próxima segunda-feira, a Secretária de Educação garantiu que haverá redução de 10 minutos por cada horário de aula presencial, de modo que os 50 minutos finais de expediente letivo diário serão destinados para o professor cumprir atividades com alunos atendidos por outra modalidade de ensino (remoto).

- O Secretário de Administração e a Secretária de Educação vão fazer um estudo do impacto financeiro decorrente de uma eventual reimplantação do terço de horas para planejamento e avaliação de ensino-aprendizagem, a acontecer no ano letivo de 2021, levando em conta que tal medida, se adotada, implicará em aumento de despesas com novas contratações.

Avaliando os resultados apresentados acima, parece-nos evidente que a gestão municipal, apesar da resistência demonstrada antes, dispõe-se a adotar medidas de flexibilização da estratégia de aulas presenciais que vigora atualmente, como resposta aos novos cenários da pandemia de covid-19 em Alto do Rodrigues e no estado do Rio Grande do Norte.

Deixamos nosso agradecimento.

Alto do Rodrigues, 24/02/2021.

Em luta e negociação.

SINDISERPAR - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alto do Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário