terça-feira, 17 de março de 2009

Mulheres, a luta continua!

Desde algum tempo atrás, a mulher vem conquistando seu espaço na sociedade. Até então, era vítima de preconceito e discriminação, considerada incapaz de assumir determinados cargos, que eram ocupados somente por homens, além de sofrer discriminação no setor de trabalho.

A história de lutas das mulheres em prol de participação política — no mercado de trabalho, em sindicatos e em outras esferas de atuação — intensifica-se a partir de uma manifestação feita por mulheres que sofriam exploração no setor de trabalho e foram reprimidas com total violência em Nova York (EUA). Elas foram trancadas dentro de uma fábrica, que foi incendiada. Este fato ocorreu no dia 08 de março de 1857. Por isso, a data 08 de março é considerada o “Dia Internacional da Mulher”.

Os sindicatos têm seu papel destacado no sentido de conscientizar os trabalhadores, mulheres e homens, que devem lutar por melhores condições de trabalho, de qualidade de vida e por seus direitos trabalhistas.

Existem diversos nomes femininos que fizeram história em muitas conquistas políticas, econômicas e sociais. Podemos observar que na história do sindicato do município de Alto do Rodrigues existem exemplos de conquistas femininas, pois teve a frente na sua fundação uma Mulher - “Magnólia Margarida dos Santos Morais” - que lutou junto com um grupo de funcionários públicos e conseguiu implantar no município o SINDISERPAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Alto do Rodrigues), comprovando que, embora sejam de sexos diferentes, mulheres e homens podem e devem ser iguais no que diz respeito à conquista de espaço e direito na sociedade.

E hoje, o sindicato conta com a determinação da atual presidenta Dalvanira Morais de Lemos, continuando o trabalho em prol das conquistas dos direitos do funcionário publico municipal.

(Edicéa Nascimento das Neves, professora com licenciatura em História e membro do Conselho Fiscal do SINDISERPAR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário